quarta-feira, 9 de maio de 2012

A ansiedade em apertar o botão

Existe um documentário da Discovery chamado de A Era dos Videogames. Acho interessante (e ontem voltei a pensar nisso) o fato de que o documentário traz o videgame a partir de um cenário cultural, uma das frases ditas logo no início é de que desde o começo os games tem sido um reflexo de sua época. 

Na década de 50 a ansiedade em apertar um botão voltava-se ao apocalipse. Estava-se a um aperto da guerra. Enquanto não ocorria de fato, acabou criando um imaginário sobre o vir-a-ser. Não à toa, a corrida bélica que se deu na Guerra Fria, que durou de 1945 a até 1991 com a extinção da União Soviética, causou algumas repercursões. O videogame é uma delas.

As explosões que faltaram no real tiveram sua chance no virtual. A novidade nos jogos de disputa onde havia duas bases uma de cada lado da tela e uma bola (ou melhor, um quadrado) e cada jogador deveria fazer um gol no adversário ficou monótono após o surgimento de Spacewar!. Foi aqui que as primeiras explosões puderam fazer parte de um imaginário humano virtualmente controlado. Ou será que não?! 

"Ninguém pode prever o rumo a ser tomado nem os custos ou as baixas que podem ocorrer." J. F. Kennedy falando sobre o videogame???


 









Nenhum comentário:

Postar um comentário