segunda-feira, 21 de novembro de 2011

Pichações no muro do hospital Emílio Ribas

Esta história parece ter se iniciado assim: a pichação que trazia os dizeres "Brasil Nazista", segundo comerciantes locais, teria sido feita há cerca de um mês. Esta frase tentava encobrir uma pichação anterior que ainda podia ser lida, "Por um mundo mais colorido", e alguns símbolos anarquistas. Ao que parece, a frase sobre o mundo mais colorido pode estar ligada a um movimento chamado de anarcopunks, este grupo contrariando o pré-conceito que muitos tem sobre o anarquismo e a cultura punk, pregam o combate ao racismo e à homofobia. Já a outra frase é provável ter origem de um movimento skinhead, denominado como white power, que traz como ideologia a supremacia de uma raça, no caso a branca, sobre as outras, ligados ao neonazismo. O encontro entre os dois grupos, invariavelmente, termina em confusão. Importante ressaltar também que nem todo grupo skinhead é homofóbico ou racista, cita-se como exemplo o grupo denominado como RASH (Skinheads Anarquistas e Comunistas), que informam no seu blog acreditarem "na igualdade de todos os seres humanos, sem bandeiras, sem separatismo, sem preconceito ou qualquer barreira, seja ela de classe, cor de pele ou orientação sexual".

Na última sexta-feira, 18 de novembro, o muro do hospital voltou a ser pichado com frases nazistas, os funcionários do hospital fizeram um mutirão para pintar o muro e apagar as frases. O fato destas ações se darem no Instituto de Infectologia Emílio Ribas, talvez não seja tão ao acaso assim. O hospital é referência no tratamento de doenças infecciosas no país, incluindo a aids. Não é preciso ir muito longe para lembrar que a aids no começo da epidemia, início dos anos 80, estava muito associada de uma forma pejorativa aos homossexuais. Uma das mensagens pichadas era "Fora Bichas". Cito o texto do Calligaris que fala sobre algumas motivações para a homofobia. 

O problema talvez não seja pertencer a um grupo (seja ele qual for), mas sim, acreditar que a intolerância seja de fato uma bandeira a ser seguida.

Nenhum comentário:

Postar um comentário